Como Conciliar a Iniciação no Candomblé com o Trabalho

Recebi um comentário em um dos vídeos do canal perguntando sobre como conciliar a iniciação no Candomblé com o trabalho. Essa é uma dúvida frequente e, por isso, resolvi trazer algumas dicas e alertas que podem ajudar. Se você está no processo de iniciação e enfrenta dificuldades devido ao trabalho, continue lendo até o final deste artigo.

Utilize as Férias para o Período de Recolhimento
A principal dica é tentar usar as férias para o período de recolhimento necessário na iniciação do Candomblé. Converse com o sacerdote ou sacerdotisa sobre a natureza do seu trabalho e veja como pode ajustar suas férias para atender aos preceitos e resguardos necessários. Planejar esse período com antecedência é crucial.

Organize-se Antecipadamente
Se você não tem facilidade em programar férias, a solução é se organizar com antecedência. Separe dinheiro, compre os itens necessários que não estragam e reserve um fundo específico para não gastar equivocadamente. Assim, quando surgir a oportunidade de tirar férias, você já estará preparado. Além disso, é fundamental manter um diálogo constante com o sacerdote para que ele esteja ciente das suas possibilidades e limitações.

Evite Iniciações Apressadas
Outro ponto importante é evitar iniciações apressadas, como aquelas prometidas para serem concluídas em três ou sete dias. O processo iniciático no Candomblé requer vários rituais que não podem ser adequadamente realizados em tão pouco tempo. Iniciações feitas de forma inadequada podem ser invalidadas por outros sacerdotes no futuro.

Alternativas em Caso de Desemprego
Se você for demitido, uma opção é aproveitar esse momento para se recolher e cumprir o período de resguardo. Muitos utilizam o auxílio-desemprego para passar pela iniciação e, após o término, voltam a procurar um novo emprego. Contudo, isso também deve ser discutido previamente com o sacerdote, pois nem sempre é possível programar essas situações inesperadas.

Dicas Finais
Espero que estas orientações ajudem você a conciliar a iniciação no Candomblé com o trabalho. Se você ainda tiver dúvidas, deixe um comentário que responderemos, seja através dos comentários ou com um novo vídeo. E, se você gosta de conteúdos sobre história, cultura e filosofia das religiões de matriz africana, não deixe de se inscrever no nosso canal e ativar as notificações para não perder os próximos vídeos.